Os Defensores | Assista o primeiro Teaser da serie

A Warner e a NetherRealm liberaram o primeiro trailer de Gameplay de Sub-Zero em Injustice 2, mostrando praticamente todos os movimentos do personagem de Mortal Kombat, que fará uma participação mais do que especial no novo jogo de luta dos super-heróis da DC.

"The King of Fighters XIV" Entra em pré-venda no Brasil por R$250,00

Os games distribuídos no Brasil por meio de importação podem começar a ficar mais baratos se uma decisão da Justiça Federal se tornar a norma.

Atualização 5.0 do Dolphin faz dele emulador definitivo de GameCube e Wii

Os fãs da Nintendo podem se orgulhar da imensa biblioteca de exclusivos das plataformas da dona do Mario.

17 coisas que todo mundo que gosta de video games já vivenciou

Não tenha duvida, ao menos uma delas você ja se encadrou.

GTA 5 Redux | Mod praticamente reinventa os gráficos do game

Em desenvolvimento já há um bom tempo, o projeto Grand Theft Auto 5 Redux pode estar prestes a ser liberado para a galera que curte a produção da Rockstar no computador.

01 agosto 2013

Tutorial: Como emular Playstation 2 no Computador

Aprenda nesse belíssimo tutorial do Superdownloads a emular jogos de Playstation 2 em seu computador e obter gráficos tão bons quanto os do console!

Lançado oficialmente em 4 de março de 2000, o Playstation 2 (ou também conhecido como PS2) deu as caras em solo nipônico pela primeira vez para dar continuidade ao console PSX. Esta nova versão apresentou um hardware muito mais potente que o do seu antecessor, além de oferecer a retrocompatibilidade (a possibilidade de rodar jogos do PSX) e apresentar ao mundo diversas franquias que iriam mais tarde se tornar consagradas.



Muitos jogos de PS2 como God of War, Devil May Cry, Shadow of Colossus, Silent Hill e Final Fantasy acabaram ganhando uma versão em alta resolução para Playstation 3, recebendo melhorias gráficas, mas mantendo o jogo exatamente igual em outros aspectos em relação às versões originais.

Reviva os bons momentos com gráficos mais bonitos

Se você tem o costume de emular jogos, provavelmente já teve a vontade de testar as versões “aprimoradas” de alguns títulos. E se este é o seu caso, vamos lhe ensinar como configurar o seu emulador de Playstation 2 para obter resultados que podem se aproximar das versões de alta qualidade do PS3 ou até mesmo superá-las. Para obter tal resultado, você terá que configurar o emulador de uma forma específica, e é exatamente isso que vamos ensinar nesta matéria.
Mas vamos supor que você não tenha um computador com configurações recentes e ainda sim quer emular sem travamentos e lentidões. Neste caso, também preparamos algumas configurações a serem realizadas que podem otimizar a execução do jogo durante a emulação.

Antes de começar

Utilizamos o emulador PCSX2 para realizar os testes, que você pode baixar neste link. Recomendamos que você possua um controle para computador com dois analógicos, principalmente pelo fato do controle do console possuir este layout, tornando-se muito difícil controlar alguns jogos através do teclado.

Configurando o emulador pela primeira vez

Avisamos que este tipo de configuração só é recomendada se você possuir um computador com componentes mais potentes. Acompanhe o passo a passo logo abaixo:
  • Descompacte o arquivo do emulador em algum lugar de sua preferência. Abra a pasta do emulador que você descompactou e dentro dela crie uma outra pasta com o nome BIOS. Nela, você irá jogar o arquivo da BIOS do Playstation 2, que é encontrado separadamente;
  • Feito o processo mencionado acima, você terá que executar o arquivo do emulador PCSX2. Geralmente este nome é pcsx2 junto ao número de sua versão;
  • Como você está abrindo o emulador pela primeira vez você terá que realizar algumas configurações básicas. Para começar, selecione o idioma no campo indicado na imagem [1] e selecione a opção 'Portuguese (Brazilian)'[2]. Depois clique em 'Aplicar' [3]. Assim  que o programa ficar em português, clique em 'Próximo' para avançar;
  • Na próxima tela será exibida uma lista com os drivers relacionados aos recursos do emulador como controle, gráfico, entre outros. Em geral, você não precisará alterar nada, mas se você possuir um processador mais rápido, pode alterar a opção 'GS' para conseguir um melhor resultado de desempenho. Todas as opções possuem um nome que indica o tipo de processador que ele se adaptará melhor (como indicado na imagem abaixo). Caso tenha dúvidas de qual é o modelo de seu processador, sugerimos que você não altere nada e apenas prossiga clicando em 'Próximo';
  • Na próxima tela você irá conferir uma lista das BIOS que estão armazenadas na pasta BIOS que foi criada no primeiro passo. Se nenhum item surgir nesta tela, certifique-se de que o arquivo BIOS foi movido para a pasta e repita o processo de instalação novamente. Caso a BIOS esteja listada, basta mantê-la selecionada e clicar em 'Concluir';
  • Se todas as configurações foram realizadas com sucesso, o emulador será executado exatamente como na imagem abaixo:

Configurar controles

Este emulador não possui configuração padrão de controle, ou seja, você terá que realizar esta configuração antes de jogar, conforme ensinaremos logo abaixo:
  • Vá em 'Configuração > Controles (PAD) > Configurações do Plugin';
  • Uma nova janela surgirá. Para configurar os controles 1 e 2, clique nas abas 'Pad 1' e 'Pad 2', respectivamente;
  • Na aba de configuração do controle basta clicar sobre cada um dos comandos listados e, logo em seguida, pressionar a tecla ou botão do joystick correspondente.

Configurando o emulador para obter melhores gráficos

  • Na janela principal do emulador, vá em 'Configurações [1] > Vídeo (GS) [2] > Configurações do plug-in...' [3];
  • Na nova janela que surgiu você terá que primeiramente escolher um renderizador 3D em 'Renderer'. As opções variam de acordo com a placa de vídeo que você possui. Por exemplo, se você possui uma placa gráfica que possui suporte à tecnologia Direct3D 11, você irá escolher a opção 'Direct3D 11 (Hardware)'. Se não estiver certo da tecnologia que a sua placa utiliza, você pode simplesmente deixar na opção padrão 'Direct3D9 (Hardware)';
  • Desmarque a opção 'Original PS2 resolution'. Logo abaixo em 'Or use Scaling', utilize um valor entre 2x a 4x. Para jogos mais pesados dê a preferência a opção 2x Native;
  • Na seção 'Hardware Mode Settings' clique sobre o botão 'Configure...'[1]. Assim que a nova janela aparecer, defina o nível de Anti-aliasing [2], lembre-se de que esta configuração está relacionada diretamente com a eliminação do efeito "serrilhado", quanto maior o valor (o máximo é 16x), melhor qualidade gráfica você obterá. Caso o jogo apresente alguma lentidão, tente diminuir esta opção para um valor menor. Ainda nesta mesma janela, ative a opção 'Agressive-CRC' [3]. Clique em Ok para concluir;
  • Até este passo o jogo já apresentará mudanças em relação à configuração padrão do emulador. Mas caso ocorra da imagem apresentar problemas ao se ajustar à resolução de seu monitor, você terá que acessar o menu 'Configuração > Configurações de Emulação';
  • Na nova janela que surgir, clique sobre o ícone 'Janela de GS' [1]. Em 'Taxa de Proporção' [3] altere para 'Padrão 4:3' ou 'Widescreen 16:9'. Para finalizar, ajuste o tamanho da tela de acordo com a resolução de seu monitor [3], por exemplo, se você possui um monitor com 1920 x 1080, preencha o campo exatamente de acordo com estes valores.

Configuração para uma performance melhor

Se o seu computador não possuir configurações da atualidade, podem ocorrer os irritantes lags (travamentos), que incomodam durante a jogatina. Vamos realizar uma configuração rápida para desativar as principais funções e recursos que podem deixar o jogo mais pesado.
  • Na janela principal do emulador, vá em 'Configuração [1] > Vídeo (GS) [2] > Configurações do Plug-in... [3]';
  • Vá em 'Renderer' e selecione a opção Direct3D9 (Software). Esta opção irá utilizar o seu processador em vez da placa de vídeo para realizar as renderizações 3D.

Preparando a ISO do jogo

O PCSX2 possui um esquema diferente de adicionar uma ISO. Explicaremos como selecionar o seu jogo e rodá-lo:
  • Na janela principal do emulador, clique em 'CDVD' [1]. Confirme se a opção 'ISO' [2] está ativada como na imagem, e caso ela não esteja, clique sobre ela para selecioná-la;
  • Clique novamente em 'CDVD' [1] > 'Seleção de Iso' [2] > 'Procurar...' [3]. Na nova janela que apareceu, você irá indicar onde está o arquivo ISO que corresponde ao jogo que você deseja rodar, selecione-o e clique em 'Abrir';
  • Para iniciar a execução do jogo, vá em 'Sistema' [1]. Para carregar o jogo com a apresentação padrão do Playstation 2, clique em 'Carregar CDVD (completo)' [2]. Caso queira pular a apresentação e ir direto ao jogo, clique em 'Carregar CDVD (rápido)' [2]. Bom jogo!

Comparação das duas configurações

Capturamos as telas do jogo Final Fantasy XII para comparar o resultado final das duas configurações que nós realizamos, confira:
Repare a diferença de resultados obtida nos dois testes. Dois dos elementos mais percetivos são o serrilhado e de redimensionamento da tela.

Jogos testados e resultados

Outro aspecto que precisa ser testado é a compatibilidade com outros jogos. Afinal existem emuladores que rodam muito bem alguns jogos específicos e ficam devendo muito em tantos outros títulos. Além de Final Fantasy XII, testamos o Metal Gear Solid 3: Snake Eater e Gran Turismo 4.

Metal Gear Solid 3, sempre na frente!
Ah! Vale lembrar que utilizamos um computador potente, portanto exploramos uma configuração que pudesse realmente superar todas as capacidades gráficas nativas do console Playstation 2. Confira abaixo os nossos resultados:
  • Final Fantasy XII
Como mostramos acima, os resultados gráficos foram satisfatórios, superando o resultado gráfico obtido no console. O som também ficou idêntico ao original, ou seja, nenhum travamento ou ruído foi detectado durante os testes.
  • Metal Gear Solid 3: Snake Eater
Tentando bancar o super-soldado John, nos arriscamos a entrar em solo russo no grandioso Metal Gear Solid 3 para realizar o teste. A execução do game apresentou algumas pequenas falhas gráficas, em que algumas partes do cenário ficaram escurecidas de forma exagerada, mas nada que pudesse estragar a experiência. Os resultados de melhorias gráficas superaram a versão original, que era perceptível principalmente pela redução de serrilhados e texturas mais definidas.
  • Gran Turismo 4
O simulador de corrida da Sony também não escapou dos nossos testes. Fizemos um "test drive" e conseguimos obter um resultado gráfico superior ao original. A única coisa que detectamos em alguns momentos do jogo foi o lag, que era perceptível, mas não ao nível de prejudicar o jogador durante uma corrida. O som não apresentou problemas e não houveram erros gráficos nos cenários e carros. Tente utilizar um volante para deixar a experiência ainda mais real!

Lista de compatibilidade

Os criadores do PCSX2 criaram um fórum específico para criar uma lista de jogos que estão funcionando, seja parcialmente ou de forma satisfatória. Vamos explicar de forma resumida como ver se o seu jogo favorito está funcionando para o emulador. O acesso a este site pode ser feito através deste link.
O fórum conta com um sistema de indicação por cores para informar se o emulador rodará o jogo de forma satisfatória ou se ele apresentará problemas em partes específicas. Vamos explicar o significado de cada uma das cores abaixo:
  • Cor verde (Playable): Indica que você pode curtir o game sem nenhuma preocupação, desde o seu princípio até a tela de finalização;
  • Cor Azul (Ingame): Você consegue acessar todos os menus, cutscenes e todos os vídeos do jogo sem nenhum problema. Mas o mesmo apresentará alguns bugs gráficos e alguns erros que podem até lhe impedir de finalizar o game.
  • Cor Amarela (Menus): Você pode acessar os menus do jogo e acompanhar as cutscenes de introdução do jogo, porém, quando o jogo realmente começar, apresentará erros que vão impedi-lo de jogar;
  • Cor Laranja (Intro): O jogo irá exibir os logos iniciais e vídeos que aparecem sempre antes da inicialização, mas apresentará erros antes de chegar ao menu principal;
  • Cor Vermelha (Nothing): Nada, absolutamente nada no jogo irá funcionar. Ele sequer iniciará no emulador, apresentando erros antes de começar a rodar ou apresentará tela preta.
Confira a explicação sobre cada área do fórum:

Configurações mínimas e recomendadas

Conforme informações do próprio fórum, as configurações recomendadas e mínimas para rodar o emulador PCSX2 são as seguintes:
Configurações míminas
  • Windows/Linux OS;
  • CPU (Processador): Que suporte a tecnologia SSE2 (Pentium 4, Athlon64);
  • GPU (Placa de vídeo): Que suporte a tecnologia Pixel Shaders 2.0;
  • 512mb RAM.

Configurações recomendadas
  • Windows Vista/7/8 32bit/64bit;
  • CPU (Processador): Intel Core 2 Duo @ 3.2ghz ou superior;
  • GPU (Placa de vídeo): 8600gt ou superior;
  • 1gb RAM (2gb se estiver com o sistema operacional VIsta).

Ufa! Acabou!

Se você chegou aqui até aqui e acompanhou toda a matéria, tente realizar os testes em seu computador e comente sobre o resultado aqui mesmo. Está com alguma dúvida? Comente também! E não se esqueça de acompanhar as outras matérias do Guia completo dos emuladores!


Hora de aproveitar outros clássicos!


Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/emular-playstation-2-no-computador.html


l

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...